top of page

Integrando a sua sombra

Quando você atinge a consciência, você percebe que nunca vai conseguir mudar ninguém pela força, pelo grito ou julgamento,mas só consegue mudar o outro quando você se enxerga e se conhece de verdade, aceita quem você é e, em vez de repelir, você acolhe suas sombras e faz as pazes com ela . 

Preste atenção às pessoas que convivem com você: amigos, família, vizinhos, conhecidos, e observe a partir de hoje o que essas pessoas tem em comum e porque você quis tanto fazer parte da vida delas um dia. Até mesmo aquela pessoa que você acha que odeia tanto e diz ser o seu carma tem um motivo de estar na sua vida e você precisa entender isso.

A sua luta não é contra a pessoa, mas contra o que você precisa aprender com ela, mas está resistindo . E enquanto você resistir e continuar odiando não vai conseguir nunca enxergar o que precisa.  É como tentar fugir de algo que você não tem controle, já imaginou fugir do própria sombra? Não importa onde você vá, ela vai  estar sempre ali com você. Mudar de cômodo, de cidade ou de pais não vai adiantar porque sua sombra ainda é parte integrante de você, e enquanto você não olhar pra ela com atenção e fazer as pazes ela não vai te deixar em paz.

Olhe essa pessoa que você não gosta e o que você mais odeia nela. Se pergunte o porquê.  A resposta é simples: o que você mais odeia nela diz respeito não a ela, no final é tudo sobre você. 


Que louco não ? 


Você tá assustado agora, mas a verdade é que é libertador descobrir isso, porque só assim você vai, enfim, despertar e entender o propósito das pessoas em sua vida, então tudo começará a fazer total sentido. 

A partir do momento que você reconhece que o problema está em você e não na outra pessoa,  você acha a chave mestra da porta da consciência,  e a partir desse dia tudo, mas tudo, vai mudar em sua vida. Seu campo de visão vai ser ampliado e você tem o verdadeiro encontro com você mesmo. Nesse momento você descobre que não adianta odiar, brigar, discutir ... porque mesmo que você ache que tem razão, enquanto você estiver inconsciente, você vai estar sempre errado, pois você não vai conseguir enxergar que aquilo que você odeia tanto é somente seu reflexo que você está projetando no outro. Quando você descobre isso o ódio cai por terra. Isso se chama autoconhecimento. Só a partir do momento que você passa a  se conhecer e trabalhar suas sombras, você consegue se libertar daquilo que te persegue.

Quando você desperta, você para de enxergar os defeitos do outro, para de tentar mudar o outro, e percebe, enfim, que para mudar o outro você precisa primeiro mudar a si mesmo.  Você descobre que o problema nunca esteve no outro, estava ali o tempo todo em você e que o outro era só um espelho refletindo a sua imperfeição, e toda vez que você olhava nesse espelho você não gostava do que via, então colocava a culpa no outro. Enquanto você não se aceitar, o outro vai ser sempre o bode expiatório. 

A partir do momento que você atinge essa consciência você percebe que nunca vai conseguir mudar ninguém pela força, pelo grito ou julgamento.  Você só consegue mudar o outro quando se enxerga  e se conhece de verdade, aceita quem você é e, em vez de repelir, você acolhe suas sombras e faz as pazes com ela . 

Enquanto você reprimir seus sentimentos, pensamentos, defeitos e quem você é de verdade, você vai estar sempre no raso evitando o mergulho que você tanto precisa.  Esse “batismo” que as igrejas pregam para aceitar Jesus como o salvador,  nada mais é do que  esse mergulho de alma, onde você tem que afundar para então emergir.  Pena que as igrejas em geral traduzam isso como renúncia. Você não precisa renunciar o mundo nem  a si mesmo para ser salvo. Você só precisa olhar o espelho  e mergulhar consciente.


Quando você entender que não existe pecado,  mas sim consequência das suas escolhas o mundo será diferente.  


Enquanto você não  aceitar esse experimento de mergulhar fundo,  você nunca vai se livrar das sombras e elas vão  te perseguir na forma de outra pessoa. E quanto mais você nega, mais dessas mesmas pessoas vão aparecer em sua vida, simplesmente  para te ensinar que quanto mais você foge tentando esconder seus defeitos eles voltarão à tona em forma do espelho que você não quer olhar. 

O espelho é o outro, e o que ele tá refletindo é o que está em você. Só se lembre disso e você vai conseguir enxergar tudo.  Nesse momento o espelho se quebra e você enxerga a pessoa e não mais os defeitos dela que o incomodava tanto. Logo a outra pessoa também muda porque tudo aquilo que você odiava nela, não era quem ela era de verdade, era somente a sua sombra e quanto mais você negava mais ela aparecia.  

Agora que você aceitou isso tem todo um processo, não é truque de mágica, nada vai mudar do dia pra noite. Você ainda vai olhar essa pessoa algumas vezes e vai odiar o que vê, você talvez ainda não queira se aproximar, não queria  ser seu melhor amigo ... mas jamais você vai conseguir odiá-la novamente . Porque toda vez que você pensar em odiá-la você vai estar odiando a si mesmo.  No momento que você descobre isso talvez você se odeie mesmo, mas não vai mais conseguir projetar esse ódio no outro. Porque agora você enxerga, descobriu a verdade e o véu se rasgou. 

Calma! Você ainda vai olhar aquela pessoa e não vai gostar logo dela de imediato, talvez ainda você se sinta incomodado com a presença dela, ou ainda veja alguns reflexos te incomodando.  

Mas agora você percebe que isso é o que menos importa. Você agora está tão preocupado com quem você é por dentro que o seu exterior nunca disse nada a seu respeito. Isso é chocante . 

Então você passa a não ligar tanto assim para sua aparência, talvez agora você use menos maquiagem, se preocupe menos em passar tanto tempo em frente ao espelho,  já não perde horas arrumando o cabelo, as selfies agora não são mais tão importantes,  você não quer mais passar o dia inteiro dentro do shopping fazendo compras.  Suas redes sociais tá um pouco parada e as pessoas estranham isso. Logo você, a meses sem postar uma foto no Instagram?  Logo você que nunca abria mão da maquiagem e de estar sempre linda e perfeita diante das câmeras e das pessoas? O que tá acontecendo? Todos começam a te interrogar e parece ser um interrogatório sem fim. Familiares  estão preocupados, seus amigos não entendem e você se sente pela primeira vez acordada de verdade e enfim percebe que estão todos dormindo. 

Que choque! Mas ao mesmo tempo é libertador.  Você tenta explicar as pessoas que suas prioridades mudaram porque você, enfim, acordou! Entendeu  que a  maquiagem que você usava todos os dias, a roupa de marca, o perfume importado, a casa bonita, a sua conta no banco, as viagens caras .... você entendeu que nada disso define quem você é. Que a sua aparência é apenas aquilo que você quer mostrar, mas por trás de toda essa aparência existe algo que você tentou a vida inteira esconder e agora você já não precisa mais esconder quem você é de verdade,  porque você se aceitou. A partir desse momento você entendeu o tanto de vida que perdeu na frente do espelho tentando impressionar a quem? 

Para quê?  E porque ?  Necessidade de aceitação? Medo da sua sombra? Repressão?  Não importa, algum motivo você teve.  Mas agora que você se conhece melhor e se aceita você  se envergonha de ter perdido tanto tempo com futilidades, enquanto poderia estar trabalhando em algo que realmente importa e faz a diferença no mundo: A SUA ESSÊNCIA.

Você passava horas se arrumando,  mas o que adiantou tentar mostrar tanto a sua aparência, se toda vez que as pessoas te olhavam elas somente enxergam o grande espelho? 

Para quem você tava se produzindo tanto, para você ou para os outros ?  

Não importa o quanto você se arrume, nem o tanto de beleza ou dinheiro que você tenha. Porque na verdade isso só impressiona aos questão dormindo, pois os questão acordados estão simplesmente preocupados com o seu eu interior.  Aquele EU que ninguém enxerga com os olhos humanos e que só pode  ser notado quando observado além da aparência. Você pode esconder qualquer coisa na sua aparência, mas aquilo que você é de verdade você não pode esconder porque o que tem dentro reflete fora . 

Quando você entender isso, você entende aquilo que as pessoas iluminadas sempre disseram e você achava uma babaquice, mas o babaca o tempo todo era você. 


A beleza não está nos traços do seu rosto,  nem nas curvas do seu corpo, mas sim nos olhos que conseguem enxergar o coração. 


Quando você entende a profundidade disso você entende que a aparência não diz nada sobre quem você é, ela apenas mostra o que você quer mostrar e esconde quem você é no interior .  

Você está sempre tentando dar seu melhor para ter, ter e ter.... Mais o que importa ter se você ainda não aprendeu a ser? 


Ser feliz, Ser inteiro, Ser real...


É tudo um grande jogo virtual e para ser realidade você só precisa acordar,  sair do jogo da mídia, da manipulação, dos padrões errados de beleza e simplesmente se aceitar e fazer o melhor por você mesma, se conhecer, pois só assim você pode refletir a sua verdadeira beleza, a sua essência, e a partir dela tornar o mundo melhor e mais humano. 

Quando você acorda, você entende que não precisa de nada disso que você achava que precisava tanto.  O sofrimento acaba. Você enfim tá livre para ser aquilo que você sempre sonhou, para ser aquilo que você veio pra ser: SER FELIZ!  Você está livre para viver toda sua essência. 

Você passou a vida toda tentando maquiar a alma, quando era ela a única coisa que jamais poderia ser maquiada.  

Você entende, enfim, que se preocupar demais com a aparência pode mudar quem você é por fora, mas jamais conseguirá mudar o que você é por dentro. E se as pessoas não conseguirem enxergar o que você é por dentro, elas jamais vão poder te conhecer de verdade. Logo, tudo que elas amavam e admiravam tanto em você era apenas a superfície ...  era apenas o que você queria  mostrar, e isso é tão triste, elas nunca te conheceram, mas como poderiam, se nem você mesma se conhecia?

Agora pare e pense se o que você tá refletindo é quem você é de verdade, se essa imagem perfeita que você passa às pessoas é perfeita e arrumadinha assim por dentro também. Se for tá tudo certo, não há problema nenhum. E antes que me digam, não estou aqui dizendo que você deve radicalizar, deixar de cuidar da sua aparência, jogar suas maquiagens fora e doar todo seu dinheiro aos pobres.  Pare! Não enlouqueça, todo radicalismo é doentio. Se você acha que estou aqui dizendo que nada disso importa você não entendeu nada. 

Estou apenas dizendo que  as prioridades mudam e agora com uma nova consciência você passa a valorizar mais o lado de dentro e a cuidar mais da sua espiritualidade . 

O consumismo, a vaidade, os padrões impostos pela sociedade, nada disso te manipula mais, nada disso te impressiona mais e nem te trás motivação alguma. Porém você ainda precisa se cuidar, manter uma boa aparência, usar maquiagem sim, só que agora de forma consciente, não para esconder quem você é, mas sim para realçar sua beleza. Você começa a valorizar mais os momentos com quem você ama do que compras no shopping. 


Mas isso não significa que você não se divirta mais, e nem compre , nem se produza ... Porém você já o faz de maneira consciente.  O seu olhar diante os fatos muda e você começa a enxergar as pessoas, o mundo e viver com mais intensidade a vida .  E você consegue, enfim,  viver a plenitude do presente único de estar aqui, no agora .  Você vive sua essência  e não existe nada no mundo que te faça mais feliz que isso. 

by Ysa Flor

© direitos autorias reservados

Comentários


2018, by Ysa Flor

 ©direitos autorias reservados

 

bottom of page